segunda-feira, 11 de junho de 2007

Cães - Fila Brasileiro


A Primeira raça brasileira a ser reconhecida internacionalmente pela FCI, foi o Fila Brasileiro. Essa raça é um personagem da história do Brasil desde os tempos do descobrimento, quando ajudou os colonizadores na conquista de nosso território. Hoje esta raça retorna ao seu posto de orgulho da criação nacional ao ganhar campeonatos mundiais representando o Brasil.

Seu porte e andar quase felino são suas características físicas mais marcantes. além disso, essa raça se destaca pela fidelidade e devoção extremas ao dono. É excepcionalmente corajoso, implacável e um inimigo formidável quando preciso. Seu aspecto impõe respeito e apesar de dócil e devotado ao dono é arredio com estranhos, não admitindo maiores intimidades.

Origem e História

A origem deste cão brasileiro que tem admiradores em todo o mundo é bastante obscura. Supõe-se que descenda do antigo Bulldog Inglês, do Bloodhound e do Mastiff Inglês.
Estes cães, ou cruzamentos deles, teriam sido trazidos ao Brasil pelos portugueses e espanhóis.

Ao longo da história sempre teve função de guarda em casas e principalmente fazendas, que é seu habitat. Mas além da natural aptidão para guarda funcionava também como cão de pista por seu faro excelente (provável herança dos Bloodhounds), colaborando na captura de escravos fugitivos. Às vezes era usado como boiadeiro, embora não seja sua característica marcante.

O Fila Brasileiro teve seu apogeu nas décadas de 1970 e 1980, quando era a raça nacional com maior número de registros. Nesta mesma época começaram a ocorrer as primeiras mudanças em seu padrão oficial (1984). A mais marcante foi a decisão dos criadores da época de abrandar o temperamento agressivo que, de certa forma, era exaltado no padrão anterior.

Possuem grande vigor, uma agilidade impressionante, são hábeis nadadores e muito resistentes a mudanças climáticas. Atualmente, essa raça é reconhecida como rara por vários clubes ao redor do mundo. Filas são cães de uma grande determinação, bravura e coragem extraordinária. São também dóceis e obedientes aos seus donos e familiares, e muito tolerantes com crianças. Ele é muito leal e está sempre procurando pelo seu dono.

São naturalmente protetores de sua "matilha", por isso é importante que recebam o treinamento de obediência básica muito cedo. Aos 7 meses de idade eles já irão mostrar o seu potencial de cães de guarda. Como eles são muito grandes e fortes, nesta idade eles já devem obedecer sem hesitação aos comandos de seus donos. A maioria dos Filas aprendem muito facilmente, por tanto durante o treinamento de um Fila deve-se ter o cuidado em não ser muito duro nas correções. Como são muito sensíveis e possuem uma memória excelente, esta rispidez pode dificultar seu aprendizado.

Caso se deseje utilizar o Fila para guarda e proteção, não se deve socializa-lo em excesso quando filhote. Caso isto seja feito, ele perderá a sua natural ojeriza a estranhos e ficará amigável a qualquer pessoa. Muitos treinadores e criadores concordam que não é recomendável fazer treinamento de ataque e agitação com um Fila. Na verdade ele não precisa deste treinamento para proteger seu território e sua família.

Nenhum comentário:

Empregos Manager Online