segunda-feira, 11 de junho de 2007

Cães - Huskie Siberiano


Muito sociáveis, limpos, independentes e extremamente leais ao dono, essas são as principais características desse cachorro com cara de lobo, que fascina aqueles que pretendem ter um pet. Mas, se esse for o seu caso fique atento, pois ele tem muitas outras características, que podem ou não agradar ao dono de um Huskie Siberiano.

Entedia-se com facilidade e, quase sempre, se coloca como líder, até mesmo dentro de casa. Assim, o dono deve rapidamente assumir a posição de líder aos olhos do cão. Apesar da teimosia seu sentido de hierarquia é bastante definido. Mas, caso esse cão note que seu dono vacila ou tem medo dele, com certeza, ele irá dominar a situação em pouquíssimo tempo, com conseqüências devastadoras para o convívio do cachorro com a família.

Para manter a harmonia é preciso iniciar o treinamento de obediência básica quando eles ainda são filhotes. Esse treinamento deve ser de pelo menos 30 minutos diários de exercício intenso, como correr, ou "arrastar" o dono de patins pelas calçadas. Mesmo com todas essas características o Huski Siberiano, adora a companhia humana ou de outros cães, mas só daqueles que fazem parte da "matilha".

Origem e História

Esse cão é nativo da Sibéria e sua história tem origem há quase 2.000 anos. Foi desenvolvido e criado cuidadosamente por um povo chamado Chukchi, do nordeste da Ásia, que tinha como principal objetivo construir uma raça capaz de puxar trenós com pequenas cargas, mas por longas distâncias, que precisasse de pouca comida e permanecesse em boas condições apesar da temperatura bastante rigorosa. Eles são rápidos e gastam pouca energia. Sobrevivem à temperaturas baixíssimas, como aos facilmente -60º C que chegam na Sibéria.

Pesquisas indicam que os Chukchis mantiveram a pureza da raça durante todo o século XIV e estes cães são os únicos e puros ancestrais da raça hoje conhecida como Husky Siberiano. As habilidades do Husky tornaram-se mundialmente conhecidas depois da Corrida do Ouro para o Alasca, no início do século XX. Naquela época, os trenós puxados por cães eram os únicos meios de transporte existentes. Era muito comum haver competições entre as equipes de cães puxadores, e o Husky tornou-se um cão famoso nas corridas de trenós.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a raça tornou-se célebre pelo trabalho de busca e resgate. A partir de então, o Husky passou a ter grande popularidade em todo o mundo. Sua habilidade natural é seguir trilhas e puxar, pelos seus peitoris, trenós com velocidade e entusiasmo. Adoram correr e são verdadeiros mestres na arte de escapar.

Sem dúvida sua aparência meiga com o pelo denso e fofo, atrai a diversos tipos de compradores, que com certeza, não o utilizam de forma adequada. Injustamente classificados como "burros", Huskies são na verdade são muito inteligentes. Durante o período de aprendizado eles irão demonstrar sinais rudimentares de compreensão da maioria dos comandos após 15 a 20 repetições. No entanto, para que eles obedeçam razoavelmente serão necessárias de 25 a 40 experiências bem sucedidas.

Se forem treinados adequadamente estes cães irão apresentar boa retenção e eles irão se beneficiar, definitivamente, de todo esforço extra que o dono dispensar durante o período inicial do aprendizado. Na verdade, se este esforço concentrado não for aplicado no início do treinamento, o cão parece perder rapidamente o hábito de aprender.

Um outro detalhe é que estes cães costumam ser extremamente sensíveis à distância física entre eles e seus donos. Ou seja, na medida em que a distância entre o cachorro e o dono aumenta, pior fica do cachorro obedecer prontamente, ou mesmo de obedecer. Não é incomum que, a partir de determinadas distâncias (que com alguns cachorros não precisa ser muito grande), já sejam necessárias várias repetições do mesmo comando, ou que o tom de voz seja elevado, para que se consiga fazer com que o cão obedeça corretamente.

O Husky Siberiano é um animal de grande beleza, força e resistência. Não é agressivo, pelo contrário, é amável e pode ser um bom animal de estimação para a família. Tem um temperamento muito particular, podendo parecer extremamente dependente do dono algumas vezes e, em outras, ignorá-lo completamente.

A combinação das cores dos olhos do Husky (marrom ou azul, variando ao mel ou azul esverdeado) é uma das características que fazem com que ele seja tão exótico e atraente. É comum encontrar exemplares com um olho de cada cor, ou ainda olhos particoloridos (duas cores no mesmo olho), o que não deve ser considerado falha genética.

A cor dos pêlos também pode variar muito, do preto ao branco puro, havendo uma máscara na cara da maioria dos exemplares. O comprimento dos pêlos é médio, por isso é necessária uma escovação regular. Os exercícios físicos devem ser intensos. Sendo um cão de grande porte, o Husky Siberiano adapta-se melhor a casas espaçosas.

Nenhum comentário:

Empregos Manager Online